Por Luís Fernando Xavier (Lufe)
Quer ver os olhos de um digamundense brilharem? Fale a palavra renúncia e na mesma hora eles começarão a compartilhar momentos que viveram ao renunciar algo ou ao receber a renúncia de alguém. No início da nossa jornada eu tive muita dificuldade para entender esse assunto - e ainda mais dificuldade para por em prática. Quem diz que renunciar é simples, fácil ou que não custa nada nunca fez uma renúncia de verdade.
Quem procura os seus próprios interesses nunca terá a vida verdadeira; mas quem esquece a si mesmo, porque é meu seguidor, terá a vida verdadeira. Matheus 10:39
Todos sabemos que o maior exemplo de vida, de amor e de renúncia se encontram em Jesus. Durante toda sua vida ele abriu mão de vários direitos que possuía por pessoas que dificilmente mereciam seu favor. O ápice de sua renúncia foi aceitar tudo aquilo que você um dia assistiu no filme Paixão de Cristo - foi dar a sua própria vida por pessoas que não pediram por isso. Significa que, se queremos nos parecer com Jesus, em algum momento da nossa vida vamos ter que fazer renúncia, e uma renúncia que custe alto.
Renunciar significa abrir mão de algo de valor inestimável pra você para que outra pessoa o desfrute, só que a pessoa que recebe essa renúncia nunca entenderá por completo o quanto aquilo lhe custou - o que dará valor ao ato não é o valor em si, mas o AMOR empregado. E ainda: a renúncia é feita ocultamente, não é feita aos olhos de todos para mostrar o quanto somos desapegados.
Nos apegamos a coisas que que nos custaram muito - a coisas que lutamos demasiadamente para conseguir ou que carregam em si boas memórias do que já vivemos. Renunciar custa alto porque a pessoa que recebe não precisou de viver ou fazer nada do que você fez ou viveu para ganhar isso. Ela quebra a nossa escala de valores de forma definitiva.
Renunciar não é perder, mas compartilhar e plantar. Entender que tudo que temos não é da gente nos faz viver como apóstolos em nossa geração, nos faz inverter valores para viver um Evangelho que prega mensagens invertidas ao que somos ensinados no dia a dia.
Se você nunca renunciou algo não está pronto para receber ou entender o valor de uma renúncia quando é oferecida a você. A renúncia conecta estranhos de forma definitiva. Pratique isso sem esperar nada de volta e veja por si próprio a revolução adquirir novas proporções em sua vida.
E era um o coração e a alma da multidão dos que criam, e ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns. Atos 4:32
O valor de uma renúncia
