Por Eduardo Madella (vice líder do DaM)
Sábado nublado em Volta Redonda. No fim de uma tarde de temperatura amena, algumas dezenas de digamundenses se concentram para partir pra mais uma revolução. Dessa vez, o alvo é o bairro Água Limpa, dentro da nossa cidade. A convite da liderança de jovens de nossa IPV naquele bairro, estivemos compartilhando um pouco do nosso trabalho e nossas estratégias para trabalhos de impacto nas ruas. Com o cair da noite, porém, fomos pegos de surpresa.
Raios e trovões anunciaram uma chuva que decidiu despencar no exato momento em que nos preparávamos para sair da igreja em direção à praça. A solução foi orar. E a oração se transformou em louvor. E o louvor se transformou em festa. Quando nos demos conta a banda do Diga ao Mundo estava misturada com os músicos da igreja local e a galera estava suada de tanto dançar, pular e celebrar ao nosso grande Rei, razão da nossa existência, motivo de nosso ida àquele lugar.
A chuva parou. Corremos pra praça. Alguns grupos de pessoas começaram a se aproximar nas ruas ainda molhadas, atraídos por aquela movimentação que transmitia alegria. Era por causa deles que estávamos ali. Nossas equipes se apresentaram como nunca. O circo deu o pontapé inicial, os clowns tocaram os corações com sua nova peça, o street dance, como sempre, atraiu olhares perplexos e admirados e o teatro transmitiu uma mensagem contundente.
Depois disso, era hora de chegar mais perto. Conhecemos aquelas pessoas, contamos histórias, nos aproximamos, falamos do amor que pode tudo. Houve um entrosamento especial com aquela comunidade. Por fim, era hora de voltar. E foi só darmos os primeiros passos deixando a praça, para que a chuva voltasse a despencar sobre nós. Mas tudo bem, Deus já havia nos permitido cumprir ali nossa missão.
Confira o álbum de fotos: