O Clown foi introduzido no Projeto Diga ao Mundo em maio de 2009, com ajuda da “Oficina de Clown”, dada pelo pessoal da JOCUM (Maringá/PR). A partir dessa oficina, cujo a qual não fiz, começamos a fazer trabalho com Clowns.
Para quem não sabe a palavra “Clown” é de origem americana que significa Palhaço. Mas os “Clowns” não são como Palhaços, desses que nós vemos hoje em dia, que fazem palhaçadas com as pessoas, os “Clowns” eles se auto ridicularizam, isso é, eles fazem palhaçadas com eles mesmos, não precisam de outras pessoas para zombar, eles zombam deles mesmos.
Os “Clowns” do DaM trabalham com teatro, evangelismo criativo, abraço grátis, estamos adaptando também fantoches.
Algumas pessoas do “Clown” , como eu, fizeram o Curso de Capelania Hospitalar, para trabalharmos com “palhaçaria” em Hospitais. Estamos nos preparando cada vez mais para podermos agir nos hospitais da região, ainda mais que nessa Conferência do Diga ao Mundo de 2010, nós teremos a presença da Cia. de Teatro Expressão de Amor, que trabalha já com “palhaçaria” em hospitais e tem muitas experiências para passar pra gente. Estamos anciosos para aprender muito com eles e botar tudo em prática.
Em quanto faziamos o curso de Capelania Hospitalar, estavamos discutindo um nome para nossos, ainda, “Clowns”. Achamos um nome bem legal, que podemos usar nas ruas e até mesmo dentro dos Hospitais. Parceiros do Riso, esse nome vai ajudar muito nas nossas apresentações, até porque se eu chegar em alguma praça ou em algum lugar, as pessoas não podem saber o que singnifica “Clown” e podem até achar estranho. Mas agora se nós chegarmos como o grupo “Parceiros do Riso”, as pessoas vão dar mais credibilidade e atenção ao grupo.
"A criação espera anciosamente pela manifestação dos filhos de Deus.” Rm (8:19)
Por Thiago Rangel (vulgo Digous)
Clown: Parceiros do Riso!
