Família de Verdade

Por Luís Fernando Xavier



Estamos mais próximos do fim de 2012 do que do fim do mundo - E este nosso quinto ano através do Diga ao Mundo foi marcado pelo tema Revolução do Amor. Implantamos 6 Bases, percorremos várias cidades e conhecemos inúmeras pessoas. Alguns entraram numa Igreja evangélica pela primeira vez, outros se reconciliaram e ainda houve aqueles que se batizaram. É sempre um privilégio colher frutos de sementes que plantamos!

E para 2013? O que nos espera?

A Revolução só consegue ser completa quando envolve todas as áreas da nossa vida. Temos visto Deus agindo dentro da IPV e também por onde passamos, mas e em nossa casa? Você tem visto algo mudar? Que tipo de pais, tios e avós você tem? Como é seu relacionamento com eles? Vocês possuem laços apenas de sangue, ou também de amor?

Um cristão que deixa de sonhar com a revolução em sua casa se torna desmotivado, deixa de carregar uma fé viva e isso, aos poucos, nos enfraquece e abala nossas estruturas pondo tudo em risco.

Às vezes passamos por algumas situações que nos confrontam: Como posso eu ganhar tanta gente nas ruas, mas estar perdendo meus pais? Meus irmãos? Como consigo orar e aconselhar pessoas a não desistirem do casamento enquanto meus pais estão se separando? É verdade que muitas vezes Deus levanta alguém de fora para fazer a diferença em nossa casa. Às vezes a gente falando não parece adiantar muito, mas isso não quer dizer que vamos continuar passivos ou cruzar os braços.

Nossos maiores recursos são o AMOR e a ORAÇÃO. Tudo pode estar indo numa direção contrária, mas jamais cessaremos de orar, profetizar e acreditar naquilo que Deus pode fazer em nossa família.

A família de Noé
A criação estava cheia de maldade e cada vez mais imersa no pecado partindo o coração de Deus e fazendo-o se arrepender da sua própria criação. Como conseqüência, Deus decide fazer tudo desaparecer (Gn 6:5-7). No entanto, havia uma exceção em toda humanidade: Noé. Ele era a única pessoa justa e íntegra que fazia a vontade de Deus Isso rende a ele uma aliança que abraçou toda sua família (mulher, filhos e inclusive as noras) (Gn 6:18).

A forma como toda terra será destruída é através da chuva que cobre até o pico dos montes! (Gn 7:4). Ela durou 40 dias, mas Noé e sua família permaneceram na arca por 150 dias visto que a água estava cobrindo tudo. Até a terra estar completamente seca, com vida, levou mais de 1 ano! A forma para constatar isso foi uma pomba que primeiro não encontrou lugar para pousar, depois trouxe uma folha de oliveira e por fim não retornou mais.

Eles saem da arca e recebem a direção de junto com os animais repovoarem toda terra, iniciar uma nova fase (Gn 8:15-17). Noé oferece um sacrifício a Deus que por sua vez afirma que em nenhuma outra geração voltará a agir dessa forma ainda que o povo continue a pecar (Gn 8:21). O símbolo dessa aliança foi o arco-íris.

Vivemos também dias difíceis nessa geração! Os valores das famílias foram perdidos, não se acredita mais na força do casamento, parece que a família faliu. Pais e filhos vivem em guerra, separados e com várias feridas. Já não há perdão nem reconciliação. Cabe a nós sermos como Noé e buscarmos a justiça de Deus, uma vida íntegra digna de um digamundense, o que não será fácil.

Se nos levantarmos como referencial que reflete a glória de Deus podemos abençoar a nossa casa, podemos levar salvação para nossos lares! A família de Noé não era justa, apenas Noé – Mas isso foi suficiente para livrá-los do terrível caos daqueles dias. Noé não entrou sozinho!

2012 foi tempo de luta, lágrimas e crescimento. Na Conferência vimos como a chuva nos marcou – Mas o cessar da chuva não quer dizer que já podemos comemorar. Uma mudança, uma revolução está acontecendo ENQUANTO estamos dentro do barco com nossa família (de sangue, no Diga ao Mundo e na Igreja). Ainda leva mais um tempo até a terra estar completamente pronta.

Mas o sol vai raiar! Se vai! Vamos oferecer nossas vidas a Deus e toda nossa descendência será abençoada – Vamos formar novas gerações que irão permanecer JUNTO com a gente.