Um Salmo para você



Por Vanessa Vieira (diretora de teatro e intercessão)

Nesses últimos dias tenho lido o livro de Salmos. Apesar de já ter lido ele há muitos anos atrás, admito que ele nunca falou tão intensamente comigo como tem falado nesses momentos. Salmos significa louvores. É um livro referencial para 3 religiões monoteístas: Cristianismo, judaísmo e islamismo, que o referencia como um “bálsamo”. Mas todos os seus autores acreditavam no Deus verdadeiro.

Quando começamos a ler esse interessante livro, tais referencias já citados acima chegam a ser até interessantes. Os Salmos foram escritos basicamente por Davi, Asafe, Corá e Salomão, mas nele também possui alguns autores desconhecidos sendo esses mais de 51 poemas descritos.

É engraçado interpretar Salmos como “louvores e cânticos ” quando lemos tantas lamentações de seus Salmistas na maioria de seus capítulos.

Como assim louvores? Ao ler os capítulos de Salmos vemos versículos como: “Meus inimigos zombam de mim”, “Contempla a minha aflição ó Senhor”, “Meus inimigos tem o melhor e eu tenho sofrido”, “injustiças tem ocorrido”, “Ajuda-me Senhor!”. Sabemos que louvor é o mesmo que elogio. Mas até o capítulo 31 tudo que vejo são lamentações e injustiças sofridas pelos filhos de Deus, o que marca bem a situação vivida por cada um naquela época, principalmente Davi.

O Salmo não é apenas cântico, mas também é poesia. Ele era uma maneira mais apropriada de expressar o que se passava no coração daqueles homens. Tudo que se passava em seus corações era expressado através dessas poesias. A sinceridade mais profunda de suas almas, mas o interessante mesmo é saber que mesmo em meio a tanto caos, eles declaravam em seus versos a Esperança “Confiarei no Senhor”, “Alegrem-se no Deus criador!”, “Coragem!”, “Animem-se!”.

Muito mais do que palavras que vinham do profundo de seu interior, os salmistas encontravam nessas poesias um desabafo de suas almas. Percebo que esses versos realmente não eram lamentações, mas sim um grito de liberdade, sinceridade e perseverança em Deus. Eles entendiam que o Senhor era tudo na vida deles.

Um salmo para você. Os salmos supõem o contexto maior de uma fé que nasce da história e constrói história. Qual tem sido a aflição do seu coração? Tenho certeza que assim como eu, você também se identifica com muitas desses cânticos. Por quais situações você tem passado? Escreva suas poesias, faça os seus louvores a Deus e dê o seu grito de liberdade e esperança.

Cante o salmo da sua vida e assim como todos esses poetas, veja o que Deus fará por você. Que essa seja a oração ao Deus da sua vida.