Trending*



*termo utilizado no twitter referindo-se ao que está "pegando" no momento, ao que está em "alta"

Por Luís Fernando Xavier (líder do DaM, @istand)

Foi-se o tempo em que o que você dizia na internet não tinha a força para repercutir muito além de seus contatos no MSN. Hoje você diz algo e em alguns segundos pode ser tornar um viral - aquele momento de sucesso que, quase sempre de forma despretenciosa, um anônimo ganha por filmar seu gatinho brincando com um bebê ou quem sabe a vizinha gritando com o marido. Pode parecer inútil, mas todo mundo já gastou alguns segundos para admirar a banalidade.

Dentro deste contexto, antes de irmos direto ao assunto, gostaria de te apresentar uma discussão via twitter que aconteceu nessa semana. Eu te apresento @bqeg (ele não divulga seu nome no perfil, mas mora em Recife e possui quase 20 mil seguidores) VERSUS alguns cristãos anônimos que ganharam fama instântanea ao ter suas mensagens retuitadas pelo @bqeg para seus quase 20 mil seguidores.

Tudo começou assim:

@bqeg Se Deus existisse, daria um choquinho cada vez que alguém escrevesse concerteza, derrepente e encima.

Repare: o seu foco aqui não está em questionar a existência de Deus (um direito dele), mas em evidenciar o quanto algumas pessoas escrevem errado. Simples assim. Irônico.

A coisa repercutiu:

@JaquesNilson Se Deus existisse? Toma #UnFollow!

@bqeg Vejam como crentes são tolerantes. Prefiro virar brasa no inferno depois de morrer do que ser um crente recalcado em vida. Nenhum inferno é tão ruim qto esse fanatismo.

@danmartinss cara, lamentavel. Essa gente nao é cristã, nao pode ser.

@joaopauloribeir e algum dia você já foi um "crente recalcado e fanático" ou já foi no inferno pra comparar?

@bqeg Uma dica pros crentes: dizer que Deus nao existe nao é desrespeito. É a minha "crença". Arrote seu amor que eu arroto meu descrédito.

@bqeg Quer dizer, crentes podem me amaldiçoar com o fogo do capeta, eu nao posso dizer que nao acredito. Muito justo.

@bqeg Podem ter certeza, no dia que eu me emputecer de vez com essa perseguição preparem as tochas, vcs vão aprender o que é desrespeito.

@_douglaass vc vestiu a carapuça pq quis, ja que eu nao estava falando com vc.

A discussão é encerrada assim:

@bqeg Mais 60 unfollows pra coleçao. Pra quem ja levou mais de 10.000...

@bqeg Achou ruim? http://twitpic.com/535upd forte abs



Agora sim vamos ao assunto.

Twitter é lugar onde as coisas acontecem muito rapidamente - tudo que você leu aconteceu em menos de 15 minutos. Mas não pense que é nessa rapidez que tudo será esquecido. Em 15 minutos 60 cristãos preferiram "pular fora" e vários outros resolveram contra-atacar, "defender" sua causa. E isso não é uma excessão - presencio discussões assim semanalmente entre as pessoas que sigo e é sempre uma vergonha.

O que Jesus faria nessa situação talvez seja a única pergunta relevante. Em seu tempo aqui na terra a preocupação de Jesus não estava voltada em se defender, ignorar pessoas por sua crença ou disparar acusações ásperas dizendo que se elas não o seguirem irão queimar no mármore do inferno.

Jesus sempre disse a verdade, nunca escondeu ou amorteceu, mas sempre deixou claro que não é por força, guerras ou discussões que o amor será disseminado. Não é assim que seremos luz. Ele veio aqui justamente para os enganados, incrédulos e duros de coração.

Infelizmente nesse caso o que permaneceu não foi o amor, a fé ou a esperança.