Por que Deus faz o que faz?



Por Luís Fernando X. de Mello (líder geral do DaM)

Por que Deu faz o que faz? Por que ele nos permite passar por algumas situações tão difíceis? Nesses dias de catástrofes naturais e não naturais a humanidade (ou parte dela ao menos) gostaria de entender por que Deus faz o que faz e permite o que permite.

Alguns cristãos mais ousados (e outros covardes) até tentam desvendar alguns desses mistérios e nos trazer algumas respostas no seu próprio entendimento. Mas a verdade é que existem perguntas que não receberão respostas. Ao menos não por enquanto.

Eu não falo apenas das chuvas na região serrana ou de mais um daqueles massacres nas escolas americanas. Me refiro a sua própria tempestade de dúvidas. Me refiro as situações difíceis em que você se encontra por conta da sua fé. Pode ser mais fácil entender o problema do próximo e ser boca de Deus pra ele do que entender por que Deus faz o que faz e permite o que permite em sua vida.

Hoje, mais uma vez, eu refiz minha lista de perguntas sem respostas e tudo que obtive foi: “Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me” – Mt 16:24.

A resposta de Deus foi que continuarei sem resposta. Continuarei sem entender algumas coisas. As vezes precisamos renunciar, nos calar, apenas aceitar e confiar. Uma vida pela fé exige não botar suas esperanças naquilo que você pode ver, mas naquilo que Deus pode ver, só que você ainda não viu.

Para finalizar, no vídeo abaixo temos uma música do Felippe Abreu que utilizou algumas imagens da recente catástrofe no Rio. A letra nos faz pensar: