Escrito por: Eduardo Madella
Vamos salvar o planeta.
Um ousado objetivo se transformou no tema de nossa primeira conferência. Ousado também foi levar a frente mais esta empreitada que foi colocada em nossos corações. Em apenas um ano de projeto realizar uma conferência para celebrar, não foi tarefa fácil.
Não tínhamos experiência em eventos desta proporção. Não dispúnhamos de recursos para realizá-la. Mas tínhamos jovens apaixonados. Em cerca de quatro meses idealizamos, planejamos, captamos recursos, e tornamos um monte de idéias em algo concreto. Foram dezenas de contatos, ligações, tentativas para que tudo pudesse acontecer.
O grande objetivo a ser alcançado
Com o objetivo principal de trazer crescimento à Igreja e, em especial, aos integrantes do projeto, proporcionando algo que agregasse valor ao trabalho que vinham desenvolvendo dentro do Diga ao Mundo, optamos por oferecer oficinas que trouxessem novas técnicas ou aprimorasse as já existentes, usadas em nossas revoluções para ganhar vidas.
Simultaneamente, desejávamos fazer algo que envolvesse a Igreja no contexto da sociedade, rompendo com a alienação. Foi quando percebemos a importância do meio ambiente e trouxemos as questões associadas ao caos planetário para dentro do templo. Salvar o planeta nos permitiu uma abordagem criativa da duplicidade que o tema sugere.
A programação
Sucesso de público e contando com o envolvimento da igreja, A Conferência 2008 começou no sábado pela manhã com as oficinas de “Evangelismo Criativo” ministrada pelo Felipe, líder da ETED na base da JOCUM de Piratininga. A galera presente foi confrontada diante da realidade e que evangelizar é, antes de tudo, um estilo de vida. Simultaneamente, a ofincina de Street Dance era aplicada pela Ísis, da JOCUM Rio.
Durante todo este dia, enquanto rolava a Conferência, os muros do estacionamento eram grafitados com a temática ambiental em destaque. Foi uma oportunidade de entrosamento da galera, que entre um spray e outro deixaram sua marca. Por fim, a logo do DaM foi estampada na parede.
Após o almoço, Beto Tavares e Renan, da Vila do Louvor (JOCUM) trouxeram suas experiências na área de louvor para os participantes no palco principal. Com uma extensa bagagem musical e ministerial, ambos fizeram a galera presente enxergar mais longe e mais alto a área de louvor e adoração. Rolava ao mesmo tempo, no Salão 2 o workshop de teatro, com o Edimar, da JOCUM de Pouso Alegre – MG.
A noite foi marcante. Com uma abertura explosiva preparada pelos integrantes do Street e teatro, o culto começou em alto estilo. Beto Tavares e a galera da Vila deram o tom durante o louvor e a palavra, que veio de forma profunda chamar os corações para a missão de salvar o planeta. O jantar servido após a celebração era um mix de euforia e festa, e também alívio, afinal, o primeiro dia foi um sucesso. E muitas forças se uniram e foram gastas para que tudo saísse como planejado.
Na manhã seguinte, enquanto era discutido o tema “A Igreja e o meio ambiente”, uma galera se dirigiu à quadra de esportes para o workshop de pirofagia. O pessoal não se amedrontou e cuspiu fogo mesmo! Todos queriam uma foto para registrar essa nova conquista pessoal.
O encerramento à noite, dirigido pelo Pr. José Elias, deixou saudades. O cansaço se misturava com a tristeza da despedida do pessoal da Vila. O sentimento de missão cumprida também estava presente. Foi um fim de semana intenso, de trabalho e crescimento à cada participante, organizador e ao Diga ao Mundo em geral. Visão ampliada, podemos enxergar que salvar o planeta não é tarefa fácil mesmo. Porém, não é utopia. A própria palavra de Deus nos manda isso. Nossos limites é que às vezes nos impedem de acreditar. Hoje eu sei que é realidade, e toda multidão reunida nesse fim de semana também sabe: Vamos Salvar o Planeta!
Assista abaixo o vídeo da abertura: